quinta-feira, 15 de março de 2012

Couve Premium ou Talharim Grelhado?

Almoçar fora pode se tornar uma aventura gastronômica quando você tem por perto uma dezena de opções para experimentar quando tem dinheiro ou não.

A mesma variedade que proporciona a você uma aventura pode proporcionar situações, no mínimo bizarras, especialmente no quesito "invencionices do chef".

Parece incrível, mas você já percebeu o que as pessoas inventam para chamar sua atenção e transforar um simples macarrão na manteiga em um prato com nome francês ou completamente bizarro que faz você pensar estar almoçando em algum restaurante chiquérrimo na Europa.

Explico: vocês já repararam as coisas que têm no cardápio dos restaurantes? Normalmente, são pratos simples, que você não levaria mais de 15 minutos  nem gastaria mais de 15 reais pra preprar em casa, mas gracas a seus incríveis nomes, você paga mais de 25 reais por eles.

Outro dia, vi numa placa em um restaurante o seguinte: talharim grelhado. Alguém, por favor, poderia me explicar como faz isso porque, sinceramente, minha imaginação não é tão fértil assim.

No restaurante ao lado, o prato do dia era macarrão salteado na manteiga com ervas frescas. Conferi e nada mais era do que macarrão cozido, sem molho, passado na manteiga com 2 folhas de sálvia.

Na Vila Madalena, há um restaurante especializado em bruschettas (cuidado ao ler isso!). Ali você paga por nomes exóticos e come pão com alguma coisa simples em cima. Você vai encontrar coisas como  "bruschetta tapenade de azeitonas pretas", "bruschetta ragù bolognese tradizionale", mas quer mesmo saber o que é? Uma fatia de pão com um monte de azeitona preta em cima ou uma fatia de pão com molho de tomate e carne moída mesmo, bem do tipo que vai no macarrão à bolonhesa de domingo.

Mas o que mais me impressionou no que diz respeito a bizarrices gastronômicas foi uma tal de "couve premium"... "Por 9 reais, você experimenta nossa deliciosa couve premium". Quer dizer, 9 reais pra comer um acompanhamento, sendo que esse acompanhamento é couve... E o que ela tem de premium? Alho. Pois é, ao perguntar o que seria essa tal de "couve premium",  obtive como respostas: "é uma couve puxada no alho" (aliás, tudo que é "puxado em alguma coisa" é mais caro, cuidado com isso... puxado no alho, puxado no azeite...).

Acho que posso parar por aqui.

Nenhum comentário: