sábado, 20 de outubro de 2012

Sobre Carminha e outros demônios

A novela Avenida Brasil acaba hoje e só se fala nisso.

Boa ou má, todo mundo tem uma opinião sobre a novela. Se má, normalmente, a opinião gira em torno da alienação provocada pela Globo, do fato de que novela não mostra realidade, de que é melhor desligar a televisão e ler um livro, enfim...

Por que a novela gerou tanta comoção e, acima de tudo, identificação, eu não sei, mas, tirando o lado do entretenimento, essa novela mostrou uma coisa importante sim; mostrou como famílias desestruturadas geram crianças e, consequentemente, adultos desestruturados. Carminha e Max foram vilões mesmo? Ou seriam vítimas da situação?

Acho engraçado aceitarem rappers, funkeiros, filmes como Cidade de Deus, Ônibus 174, entre outros, como "obras-primas" que mostram a realidade do povo brasileiro ou veículos de denúncia da situação social, mas não aceitarem a novela (que é o que está mais próximo do povo) como tal. Não estou defendendo novela, muito menos a Globo; a gente tem controle remoto pra isso, pra selecionar o que vai assistir e, se for na Globo, se for na novela, tá valendo.

Nenhum comentário: