sábado, 15 de maio de 2010

Por trás de um all-star surrado (quase) sempre existe um apaixonado

Definitivamente, apesar de batido, os brutos também amam... e muito!

Um dia disseram que o rock era música de louco, de drogado, de protesto, de qualquer coisa, menos de amor; mas disseram também (acho que no mesmo dia) que o sertanejo era a música romântica legítima, o que fez até o rei do romantismo, Fábio Jr., regravar suas canções em versões sertanejas. Junto com o sertanejo, romântico era algoo que chamavam de "as baladas românticas". Mas será mesmo?

Eu acho que não e acredito que por trás de muita camiseta surrada de bandas como Ramones, all star preto gasto e calça jeans rasgada, há um coração que bate, não tão delicadamente quanto o dos emos (óbvio!), mas bate forte.

No auge da febre sertaneja, o finado Leandro e seu irmão Leonardo entoavam versos como "Perguntaram pra mim se ainda gosto dela. Respondi, tenho ódio e morro de amor por ela". Bem romântico ter ódio, não? Mas o negócio não parava por aí: "Entre tapas e beijos, é ódio, é desejo, é sonho, é ternura...". Cadê a tal da lei Maria da Penha nessas horas?

E o último romântico, que casou milhões de vezes? Esse é o rei do mal gosto amoroso. Ouça com atenção músicas como "Alma gêmea", "Caça e caçador", "Senta aqui" (a putaria já começa pelo título!). Bastam alguns versos dessas pérolas pra entender do que ele está falando: "de repente, você põe a mão por dentro e arranca o mal pela raiz", "Senta aqui! Não fique assim tão tensa...". Sem falar na pouco famosa, mas não menos horrível, "Fêmea": "Fêmea, puro sêmen da paixão, coração tenho de sobra pra você..." (essa realmente vale a pena ouvir e ver o vídeo... hahahaha)

Isso, sem falar nas canções sofridas das bandinhas emo ou em versos clássicos do cancioneiro popular, como: "Eu queria ser uma abelha pra pousar na sua flor, haja amor..." (Luis Caldas, quem não se lembra?!). CADÊ O ROMANTISMO?!?!

Bom, tá no rock, caramba!

Quem me conhece sabe que eu gosto muito de Ramones. E quem conhece Ramones sabe onde está o romantismo no rock.

Nada escrachado ou avacalhado, como nossos românticos, Joey Ramone era capaz de cantar coisas tão melosas e amorosas ("fofinhas") que, muitas vezes, soam até infantis...

Indo muito além de cemitérios e do "Hey Ho Let's Go", eram capazes de cantar: “Hey little girl, I wanna be your boyfriend. Sweet little girl, I wanna be your boyfriend. Do you love me babe? What do you say?”ou ainda "I can't get you out of my mind, oh no no". E "I'll be so good to you. I'll never treat you cruel. As long as I've got you around."?! Ricky Martin?! Não, isso é Ramones!!!



Tudo bem que, de vez em quando, eles cantem sobre drogas, mortos-vivos, cadáveres, cemitérios, mas no fim das contas... é só love, só love (como diriam Claudinho e Buchecha!).

2 comentários:

b disse...

Adoro.. o som... e seu blog sendo atualizado com tanta frequencia..... parabens....

Imira disse...

Muito bom!