terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Always Look on the Bright Side of Life...

You come from nothing and go back to nothing...what have you lost? NOTHING!


Pois é, depois de O segredo reinar sozinho no primeiro lugar das listas de mais vendidos durante quase um ano, a febre continua. Teve livro, filme, a mesma obra narrada por Ana Maria Braga... Agora, a bola da vez é O poder do agora,um dos vários livros de Eckhart Tolle. Parece que as pessoas descobriram que as pessoas precisam (ou não) de ajuda e tornaram isso uma nova forma de ganhar dinheiro!

Fato é que isso não vem de agora. Basta pegar filósofos, como Confúcio e lembrar de frases do tipo:

“A vida é realmente simples. Nós é que insistimos para torná-la complicada.”


Para percebermos que isso vem de muito tempo. Bom, eu não sei, talvez as frases e pensamentos sejam tirados de textos muito mais complexos, de outros contextos, e acabem sendo usadas como frases de efeito em apresentações motivacionais, mas enfim, estão aí, classificadas como autoajuda, em livros como 201 mensagens para vencer.

Pra mim, os livros de autoajuda só servem para ajudar o autor, que acaba ganhando rios de dinheiro a custa de leitores em busca de soluções para seus problemas, financeiros, amorosos, familiares, etc.

Se você faz parte deste delírio sem febre da autoajuda, além das palestras de Lair Ribeiro, sugiro algumas leituras: fiz aqui uma seleção dos 10 títulos mais "sensacionais e criativos" sobre o tema. São 10 maneiras de se divertir só pelo título (algumas capas também podem ajudar!):


1. Os 10 mandamentos do bom senso – Altamente recomendável para pessoas que ficam paradas na porta de saída do ônibus, mas não vão descer, e para aqueles que não entendem que no elevador, primeiro saem os que estão dentro; depois entram os que estão fora.


2. A alegria vem pela manhã – Faltou o complemento: Apenas para quem gosta de acordar cedo!


3. O amor que move o sol e as estrelas – A troco de quê?


4. Aprendendo a se relacionar com a riqueza – Ah, essa é fácil! Tudo é mais fácil quando se tem dinheiro!


5. Cansei de você – Que bom, eu também!


6. A escolha é sua – Que bom saber, se não tivesse me avisado...


7. Como conviver com um idiota – Ah, essa é fácil. Quer saber? Só me perguntar, convivo com vários!


8. Como escolher na vida entre o certo e o certo - Inclua mais uma opção: o ERRADO


9. Como fazer amigos e influenciar pessoas – Não queira fazer amigos, nem influenciar pessoas.


10. Como se tornar linda, rica e perua – Não, eu me recuso a comentar!


E como não poderia ser diferente, um vídeo de autoajuda, mas esse ajuda mesmo... pelo menos a dar umas risadas e ser feliz, sem ter que ler “10 leis para ser feliz”, muito menos “Dá trabalho ser feliz, mas vale a pena”.




Se nada adiantar e se você acha que autoajuda enche o saco: DERRUBE O COQUEIRO! CHUTE A SANTA!TOSQUEIE A OVELHA!SEJA ESTRANHO E SE ORGULHE DISSO!


* A palavra autoajuda, agora, é escrita junto mesmo. De acordo com o acordo! Segundo o Bechara, no livro “O que muda como o novo acordo ortográfico”: Se o 1º elemento terminar por vogal diferente daquela que inicia o 2º elemento, escreve-se junto, sem hífen.

3 comentários:

pé-de-feijão disse...

Ahahahaha. Sensacional esse post, adorei! Uma vez vi uma mulher no metrô concentrada num título mais ou menos assim: "Você é especial, sim" ahahaha. Medo. Beijos!

Paulo Roesler disse...

"10. Como se tornar linda, rica e perua – Não, eu me recuso a comentar!" aaaaaahhhhhh, como assim, comente!! HAHAHAHAHAHA

Imira disse...

Vou decorar esta canção... talvez fazer uma versão para cantar das 08:29h às 18:31h...