segunda-feira, 21 de junho de 2010

Na vida, tudo pode acontecer, partir e nunca mais voltar...

Se meu avô estivesse vivo hoje, ele estaria comemorando 94 anos e, com certeza, guardaria as velinhas do seu bolo de aniversário, como sempre fazia.

Faz dez meses que ele morreu e, agora, só sobraram fotos, uma meia do São Paulo e boas lembranças...

Foi ele quem me fez rir ao chegar na fila de idosos do banco e gritar "Ih, abriram a porta do asilo!"...

Foi ele quem me fez rir ao chegar na mesma fila de idosos do banco, passar na frente de todos os velhinhos, ir direto ao caixa, xavecar a moça, pegar o saldo, pegar dinheiro e sair andando sem problema nenhum....

Foi ele quem me fez rir ao ir ao meu grupo de capoeira e chamar o mestre "Suassuna" de "Suanabunda"...

Foi ele quem me fez rir ao deitar na calçada em frente ao Sesc Consolação e se fingir de morto na frente de um monte de gente...

Foi ele quem me fez rir quando no caminho para a escola usávamos pedrinhas que estivessem pelo chão para chutarmos, como se estivéssemos jogando futebol...

Foi ele quem me fez rir quando convidou meu amigo da escola Guilherme pra almoçar em casa pensando que ele não iria, mas ele aceitou...

Foi ele quem me fez rir ao dizer "Não sou japonês pra comer arroz!"...

Foi ele quem me fez rir ao dançar a "Dança do Compasso", do É o Tchan, em Salvador...

Foi ele quem me fez rir por não querer encostar os pés na água ao descer do barco em Cananeia...

Foi ele quem me fez rir ao sentar e comer ostras numa mesa ao lado da nossa, de completos desconhecidos, num restaurante em Ilha Comprida...

Foi ele quem me ensinou minhas primeiras palavras em alemão: scheiße, Arschloch, Meine Liebe, Meine Blume...

Foi ele quem me ensinou a ler e escrever, bem antes de entrar na primeira série, usando uma lousinha de brinquedo...

Foi ele quem me ensinou, junto com as primeiras letras do alfabeto, a cantar "Marcha soldado": 'Marcha soRdado, cabeça de papéR! Quem não marchar direito, vai preso pro quartéR."...

Foi ele quem me ensinou a diferença entre joelho e cotovelo (não as partes do corpo, essas eu sabia!), quando o assunto é tubos e conexões...

Foi ele quem me ensinou a diferença entre chave de fenda, chave de boca e chave philips...

Foi ele quem me ensinou pra que serve uma fita isolante e uma fita veda-rosca...

Foi ele quem me ensinou a usar um paquímetro, um macrômetro e um micrômetro...

Foi ele quem me ensinou a diferença entre serra e serrote...

Foi ele quem me ensinou a desenhar patinhos usando o número 2...

Foi ele quem me ensinou a cantar "Sempre alegre, sempre alegre é o dever do bom cristão" e "Sublime amor"...

Foi ele quem me ensinou que quem guarda tem...

Foi ele quem me ensinou que se é pra comprar, tem que comprar o melhor...

Foi ele quem me ensinou a detestar vento...

Como um pai/avô, ou um "Avohai!", como diria Zé Ramalho, ele me ensinou muitas coisas.

Sua última lição foi o significado da palavra "saudade".

Um comentário:

Imira disse...

OPa, postei um comment em login alheio, sem querer...