quarta-feira, 18 de abril de 2012

Há coisas que sem explicação ficam menos complicadas

Fui almoçar num desses restaurantes da Vila Madalena em que macarrão com molho de carne vira rigatoni com ragu de carne e ervas finas. Todos os dias, o restaurante oferece uma opção de prato mais enconta do que os do cardápio chamada, óbvio, "prato do dia". Há também a opção do menu executivo, que inclui salada e sobremesa, além do prato do dia.

Ao chegar ao restaurante, descobri que o prato do dia era o tal de rigatoni com ragu de carne e ervas finas e, enquanto eu pensava se pediria o tal prato do dia - não estava com vontade de comer carne - ou se pediria alguma outra coisa gostosa do cardápio, sentaram ao meu lado cinco pessoas.

Fiz o meu pedido, sem explicação: "Vou querer o rigatoni, mas sem o ragu, só o macarrãozinho mesmo e uma coca".

Na mesa ao lado, todos discutiam se pediriam o prato do dia ou algum outro, até que um dos rapazes vira para o garçom e pergunta: "Eu sou vegetariano, não como carne. E o prato do dia vem carne. Há uma opção de prato do dia para vegetarianos?". O garçom respondeu que não, mas que no cardápio havia várias opções que poderiam ser consideradas vegetarianas, como o risoto de abobrinha, a salada XPTO, o macarrão blá, blá, blá, etc.

O rapaz-vegetariano, grosseiramente, disse: "Você não está entendendo. Eu quero o menu do dia, mas não quero carne no meu prato. Dá pra fazer sem o molho?" Ao que o garçom, educadamente, respondeu: "Não, falei com o chef, o prato é fixo e, se tirarmos o ragu,o massa vai ficar sem graça."

De repente, chega o meu prato, sem o ragu e delicioso. Depois, dizem que mulher é que complica.

Moral da história: Seja educado e não explique muito as coisas. É preciso ter um pouco de mistério na vida.

Nenhum comentário: