quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O dia em que Chaplin encontrou Tom Jobim

Em 1991, eu estava na 4ª série e a novela mexicana infantil Carrossel estreava no SBT. Na mesma noite, na TV Globo, estreava O dono do mundo e eu, como péssima noveleira, preferi ver a produção global a assistir a produção da Televisa que trazia na abertura todas aquelas crianças uniformizadas (como eu, já que na 4ª série eu estudava numa escola particular que me obrigava a usar um uniforme todo azul e fazia com que eu e meus amiguinhos fôssemos chamados de Smurfs por todas as ruas da Liberdade), ao som do grupo Super Feliz, que interpretava ‘Embarque nesse carrossel...’, além da clássica chamada feita pela querida professora Helena (que parecia ser a única professora de toda a Escola Mundial).

A novela foi reprisada diversas vezes, mas não consegui ver nada além de trechos da trama, mas eu me lembro bem que trazia temas bem parecidos com os da Malhação, como religião, drogas, racismo, namoro...

Mas Carrossel merece um outro post. Carrossel não, Malhação (essa eu assisti)!

Já a novela global... Ah, essa fez parte da minha infância...

Foi graças a ela que eu descobri como o Canadá, mais precisamente Québec, deve ser lindo, já que os primeiros capítulos da trama se passam lá. Inclusive, foi lá mesmo que Márcia (Malu Mader) ficou, pela primeira vez, junto com o vilão Felipe Barreto (Antônio Fagundes), após abandonar o noivo Walter (Tadeu Aguiar) (pronto, confusão arranjada!).

A trama tinha uma trilha sonora que superava o enredo e foi nela que eu ouvi, pela primeira vez, a maravilhosa Codinome beija-flor, na voz de Luiz Melodia, que embalava as cenas de Beija-flor (Angelo Antonio) e... Letícia Sabatella (como era mesmo o nome da personagem?), sem falar na versão de Unforgettable, interpretada por Nat e Natalie Cole, entre outras...

Mas a abertura superava qualquer enredo ou trilha sonora. Nela, recuperava-se uma cena de O grande ditador, trazendo Chaplin fazendo diversas estripulias ao som de Querida, interpretada por Tom Jobim.


Nenhum comentário: