quinta-feira, 29 de julho de 2010

Comer, comer...

Eu sempre tive problemas com comida. Nunca gostei muito de nada, sempre fui enjoada, sempre comi pouco - do tipo que ou comia o cheeseburguer ou a batata frita, sabe, que não dava conta de comer o McLanche Feliz...

Certa vez, minha tia ganhou uma promoção do American Express que dava direito a um almoço com acompanhante num hotel chiquérrimo. O prato que seria servido era paella.



Lá fomos eu (que devia ter uns sete anos), minha mãe e minha tia, todas arrumadas, com vestidos, sapatos...

Toda chique, sentei e vi à minha frente uma infinidade de copos e talheres, o que já me deixava com certo pânico. Graças a Deus, enquanto esperávamos o prato, fui carinhosamente apresentada pela minha mãe a todas as ferramentas que seriam utilizadas ali.

Tudo ia muito bem e eu parecia ter esquecido que estava ali para um almoço. Até que vejo diante dos meus olhos um prato enorme, com uma montanha de paella maior ainda, em que eu via perninhas e coisas esquisitas por todos os lados, e, pra completar, olhavam fixamente pra mim dois lagostins que ocupavam o topo da montanha.

Não sei o que se passou pela minha cabeça naquele momento, mas no mínimo foi algo do tipo: "Meu Deus, vou ter que comer tudo isso? E o que esse bicho faz aí em cima?". Só sei que comecei a chorar desesperada, deixando minha mãe, tia e até o garçom sem saber o que fazer.

Resultado: o garçom teve de retirar o prato da minha frente e trazer bem menos quantidade, num prato de sobremesa e sem lagostim. Mas não teve jeito, não comi.

Graças a essa história, sou motivo de piada sempre que vou comer: "Não vai chorar, hein?!", mas eu não ligo. Na verdade, já me acostumei. E poderia até fazer um Top 10 Hora do Almoço:

1. Não vai chorar, hein?

2. Vai comer só isso? Não vai se engasgar!

3. Você nem devia almoçar...

4. Desse jeito vai dar prejuízo!

5. Não dá nem gosto fazer comida pra você.

6. Come mais um pouco, só mais um pouco...

7. Você não gostou da comida?

8. Ah, tudo isso pra não engordar?!

9. Nossa, Poti, que pouquinho.

10. Desse jeito, essa sua anemia vai virar leucemia.

Na verdade, ouvir isso da família, dos amigos mais próximos, ainda dá pra relevar, levar na brincadeira, mas... quando você ouve isso de pessoas que nunca conversaram mais de uma hora com você, dá vontade de recitar palavrões em vários idiomas.

Aí, eu me pergunto: por que as pessoas não cuidam de seus próprios pratos?! Eu não fico dizendo pras outras pessoas, coisas do tipo:

1. Vai comer tudo isso?!

2. Meu Deus, desse jeito você vai explodir!

3. Faz tempo que você não come?

4. Para de comer!

5. Outro prato de lasanha?!

6. Olha o colesterol...

7. Desse jeito, vai acabar a comida.

8. Veio da Somália?

9. Cadê você? Tá atrás do monte de arroz?

10. Você devia comer menos para emagrecer.

2 comentários:

Imira disse...

Opa, a segunda lista é minha!

omicrobio disse...

Lá em casa diziam, sempre ouvi:
"Nossa, tudo isso? Veio do Ceará?" ou
"Vai trovejar, já já"