quinta-feira, 15 de julho de 2010

Questionário de Proust

Meu primeiro emprego de verdade foi há uns seis anos numa grande livraria de São Paulo. Digo emprego de verdade porque, na época, ainda que eu fosse uma das seis etagiárias de Eventos/Divulgação, já era tratada como se fosse efetivada, com as mesmas responsabilidades e cobranças de qualquer outro funcionário da empresa.

Foi nesse lugar que certa vez, após voltar do almoço, abri meu correio interno e deparei com uma mensagem com o assunto "Questionário de Proust", vinda de um dos vendedores. Como nossa atividade exigia certo contato com os vendedores, imaginei que seria mais um dos 150 mil pedidos "Favor colocar capa e sinopse no produto" que recebíamos diariamente e abri, realmente, disposta a atender o pedido do nosso querido colega de trabalho.

Mas qual não foi minha surpresa ao ver que a mensagem não era exclusiva para mim, mas havia sido encaminhada para TODOS os colaboradores, o que incluía diretores, RH, fiscal, financeiro...

A ideia do infeliz era que todos respondessem e encaminhassem de volta, como numa corrente, lotando caixas de correio com baboseiras alheias coletivas (prática que logo foi eliminada, graças a um simpático correio do nosso também simpático RH, informando no que isso acarretaria).

Como boa antissocial que sou, completei o questionário e encaminhei para encher o saco de apenas uma pessoa que trabalhava comigo e que seria uma das poucas a entender que sim, eu estava zoando e que não, eu não gosto de Paulo Coelho (lembro que na época, por conta disso, fui até parar no blog dela - não foi nesse do link, foi em outro, mas enfim...).



Questionário de Proust

01.Qual é sua maior qualidade?
R- Humildade

2. E seu maior defeito?
R- Não ter defeitos

3. A coisa mais importante em um homem?
R- Vou considerar o Pedro nessa resposta, ok?! Que ele siga os preceitos do Mestre DeRose (ou do Sai Baba se você preferir)*

04. E em uma mulher?
R- Ser como eu.

05. O que você mais aprecia nos seus amigos?
R- Eles serem meus amigos.

06. Sua atividade favorita é...
R- Dormir e hatha yoga (pronuncia-se yôga, ok?!) tântrica.

07. Qual é sua idéia de felicidade?
R- Esse ambiente não me permite ter idéias.**

08 . E o que seria a maior das tragédias?
R-Esqueça as vítimas do tsunami, esqueça a tragédia de New Orleans e trabalhe um dia no meu lugar.**

09. Quem você gostaria de ser, se não fosse você mesmo?
R- Meu clone

10.E onde gostaria de viver?
R- Em South Park

11.Qual sua cor favorita?
R- Fúcsia

12.Sua flor?
R- Flor de Lótus

13.Um pássaro?
R- Homem-pássaro

14.Seus autores preferidos?
R- O mago Paulo Coelho, todos de 'Bianca', 'Angélica' e 'Sabrina', Lair ribeiro

15.E os poetas de que mais gosta?
R- Os que vendem livros no MASP e na porta do cinema

16.Quem são seus heróis de ficção?
R- Irmãos Coragem, Capitão Caverna e Caverninha

17.E as heroínas?
R- Tieta, Dona Flor e Vovó Mafalda

18.Seu compositor favorito é...
R- Latino, Bete Guzo e Amado Batista

19.E os artistas que você mais curte?
R- Os das novelas Maria do Bairro e Floribella

20.Quem são suas heroínas na vida real?
R- Tia Sara e suas amigas**

21.E quem são seus heróis?
R- Motoristas do Terminal Sto. Amaro 669-A

Peraí, a Mangá*** baixou em mim...

22.Qual é sua palavra favorita?
R- Tipo assim, cara, minha palavra favorita é... só...

23.O que você mais detesta?
R- Só ter amigas lindas, mas não ser linda.

24.Quais são os personagens históricos que você mais despreza?
R- O Collin Farrell, como Alexandre, ficou pééééésssssssimoooo!!!!

Agora, sou eu de novo.

25.Quais os dons da Natureza que você gostaria de possuir?
R- Primeiro preciso procurar saber quais são os dons da natureza.

26.Como você gostaria de morrer?
R- Se eu for morrer - o que não acontece com seres imortais como eu - que seja com direito a acompanhante e uma coca gelada.

27.Agora, já, como você está se sentindo?
R- Idiota por ter escrito tanta besteira sem necessidade e estou sentindo também que tem alguém querendo me bater por ter lido todas as bobagens.

28.Que defeito é mais fácil perdoar?****
R- Escrever tanta bobagem.

29.Qual é o lema da sua vida?
R- Se é vida loka, é né jão não é facil não, as vezes na Diogo se pá té na Fundão, que tem tô enquadrado, com a mão pro alto, gambé inda vem fala que eu sou forgado.

Meu, acho que tinha droga na minha empadinha!*****


Algumas explicações necessárias:

* Pedro era um garoto que fazia Publicidade comigo e tinha certa "admiração" por mim. Apesar de bonitinho e simpático, ele costumava usar camisetas estampadas com Ganeshas, Krishnas e outros indianos zen!

** Sim, na época, ninguém estava muito satisfeito com o ambiente e o clima do trabalho. Tia Sara foi o apelido carinhoso que dei a nossa chefe, que andava sempre acompanhada de suas amigas (Água de salsicha e a outra... não lembro!), como se fosse uma adolescente. E, como toda adolescente, no final, foi traída por uma delas e teve seu tapete carinhosamente puxado.

*** Mangá foi o apelido que encontrei para dar a uma das estagiárias que trabalhavam comigo (na verdade, grande parte delas tinham apelidos, como fazendeira hippie, Carrie, a estranha, e por aí vai... ). A Mangá, estudante de Letras da USP, usava 95% de gírias e era membro da comunidade do Orkut "Só tenho amigas lindas, mas não sou linda", enfim....

**** Nessa resposta, acho que tentei induzir minha amiga que leu o questionário inteiro a me perdoar por fazer com que ela perdesse tempo lendo isso.

***** Devo ter ido almoçar na Empada Brasil naquele dia. (rs...)

Pensando bem agora... Eu deveria atualizar essas respostas!

2 comentários:

Imira disse...

Ô, poxa, que saudade de parte daquela época...

Poti disse...

Pois é, saudades mesmo de algumas partes daquela época...